• Fábio Castro

Missão de uma Empresa - Parte 2

Como descobrir a missão de minha empresa?

Como dito no artigo anterior, este processo exige autoconhecimento e auto-análise. Para descobrir a missão de sua empresa, você deverá mergulhar profundamente em suas motivações! (Obs: em empresas com dois ou mais sócios, o processo deve ser realizado coletivamente).




Para uma melhor compreensão, lhe apresentarei um exemplo prático. Digamos que você possua uma padaria, então, terá que se perguntar: - Qual foi minha motivação para entrar e/ou para me manter neste tipo de negócio?

Observe algumas das possíveis respostas, acompanhadas de análise de missão.

Resposta: Herdei este negócio de meu pai, mas odeio trabalhar com pães e biscoitos. Análise: Neste caso, não há missão empresarial, pois você caiu de pára-quedas no negócio e talvez esteja inconscientemente torcendo para falir e poder finalmente partir para outra.

Resposta: Não curto muito trabalhar com farinha, mas o negócio me pareceu lucrativo, e como aaaaaaamo dinheiro, então, aqui estou! Análise: Neste caso, também não há uma missão empresarial, mas sim uma missão pessoal e egocentrista. Para a empresa isto é péssimo, mas há muita gente que conseguiu fazer fortuna explorando oportunidades temporárias de negócio, sem preocupar-se muito com a sociedade, com o meio-ambiente, e com os próprios colaboradores.

Resposta: Adoro trabalhar com alimentos e criar sabores. Estou sempre inventando ou modificando receitas. Análise: Neste caso, a missão empresarial parece ser bastante clara. Poderia ser descrita da seguinte forma: “Proporcionar às pessoas: alimentos com sabores inigualáveis”.

A Missão (ao contrário da Visão) deve ser algo genérico e inesgotável. Imagine que equivocadamente sua missão fosse “Produzir pães para o mercado” e este negócio deixasse de ser lucrativo?! Creio que você ficaria sem saída e sem saber o que fazer!

Mas, quando você percebe que o negócio não são pães, mas sim alimentos, então o seu norte fica mais bem definido. As pessoas sempre terão necessidade de se alimentar e com isto você sempre terá um leque de possibilidade e oportunidades.

Alguns empresários, em diversas regiões, já estão sabiamente substituindo o termo “Padaria” por “Paladaria”, pois possuem consciência de que estão no negócio de paladares. Nota Dez!